Curso voltado para estudantes de jornalismo receberá inscrições de 21/08 a 13/09. O encontro de seleção acontece em 16/09 e as aulas começam no dia 30 de setembro. Saiba mais!
Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) em parceria com a Oboré – Projetos Especiais em Comunicação e Artes promovem o curso Repórter do Futuro – módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”. O objetivo da iniciativa é aproximar estudantes de jornalismo dos conceitos básicos que fundamentam o sistema de justiça criminal brasileiro e destacar a importância do direito de defesa no processo penal. Os interessados devem inscrever-se neste link entre 21/08 e 13/09 e participar do encontro de seleção, que acontece em 16/09.
No decorrer do curso, que conta com a coordenação pedagógica do jornalista Aldo Quiroga (apresentador da TV Cultura e professor da PUC-SP), estimula-se a produção de materiais jornalísticos como entrevistas, pesquisas e reportagens de campo sobre os temas tratados nas aulas. Para isso, profissionais renomados da advocacia criminal discutem com os alunos diversos aspectos relacionados a temática.
As aulas acontecerão entre os meses de setembro e novembro e serão abordados os seguintes temas: Funcionamento da justiça criminal brasileira; Tribunal do Júri e julgamentos midiáticos; Lava Jato, delação premiada, condução coercitiva e prisão domiciliar e Evolução da cobertura midiática criminal.
De acordo com Rodrigo Nascimento Dall’Acqua, diretor do IDDD responsável pelo curso, é fundamental sensibilizar os futuros jornalistas durante a graduação para a importância do respeito às garantias fundamentais individuais na cobertura de casos criminais. “Assim como buscamos cada vez mais promover essa sensibilização com os repórteres que estão nas redações, com o Repórter do Futuro buscamos atingir esse objetivo já na formação, para se evitar o desrespeito a presunção de inocência e o exercício da ampla defesa no trabalho jornalístico, como tanto se vê no noticiário criminal”.
Confira abaixo o cronograma completo do curso:
ENCONTRO DE SELEÇÃO – 16/09 – 09h às 12h30
Tema: Sistema penitenciário: por dentro dos presídios
Palestrantes: Emerson Ferreira (egresso do sistema carcerário, graduado em Psicologia) e Carolyne Wanjiru (egressa do sistema carcerário, vendedora)
Mediação: Hugo Leonardo (vice-presidente do IDDD e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP)
Local: Sala Sergio Vieira de Melo da Câmara Municipal de São Paulo (Palácio Anchieta) – Viaduto Jacareí, 100, 1º subsolo – Bela Vista, São Paulo/SP
RODA DE CONVERSA – A construção do noticiário criminal crítico: técnicas de reportagem – 30/09 – 09h às 11h
Palestrante: Fausto Salvadori Filho – Repórter da Ponte Jornalismo
Local: IDDD
1º ENCONTRO – 30/09 – 13h às 17h
Tema: Funcionamento da Justiça criminal brasileira: engrenagens e gargalos
Palestrante: Marcelo Feller – Advogado criminalista
Local: sede do IDDD
2º ENCONTRO – 07/10 – 09h às 13h
Tema: Por dentro da Lava Jato: delação premiada, condução coercitiva e prisão provisória
Palestrante: Valeska Teixeira Zanin Martins – Advogada criminalista
Local: sede do IDDD
3º ENCONTRO – 21/10 – 09h às 13h
Tema: Tribunal do Júri e julgamentos midiáticos
Palestrante: Alberto Zacharias Toron – Advogado criminalista, professor da FAAP
Local: sede do IDDD
4º ENCONTRO – 28/10 – 09h às 13h
Tema: O que vi e vivi: a evolução da cobertura midiática criminal
Palestrante: Antônio Claudio Mariz de Oliveira – Advogado criminalista, ex-secretário de Segurança e Justiça de SP e ex-presidente da OAB SP
ENCERRAMENTO – 11/11 – 09 às 13h
Avaliação do curso e entrega de certificados
Local: sede do IDDD
Metodologia
O módulo seguirá a estrutura do modelo tradicionalmente usado no Projeto Repórter do Futuro desde 1994: a cada encontro, realizado aos sábados, os estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 30 minutos proferida por um convidado. Em seguida, realizam uma entrevista coletiva de 60 minutos e ainda exercitam, por 15 minutos, uma atividade típica das coletivas de imprensa. Ao término de cada entrevista, os alunos devem produzir uma pequena reportagem a ser submetida à coordenação do projeto em até 72 horas. Durante o curso, os alunos também contam com atendimentos individuais do coordenador pedagógico para a produção dos conteúdos.
Inscrições e seleção
Os interessados no curso devem preencher um formulário online com dados pessoais e acadêmicos de 21/08 a 13/09 e no dia 16/09 participar do “Encontro de Seleção”.
Neste dia, será apresentada em detalhes a proposta do curso e, em seguida, acontecerá uma palestra inaugural, com o tema “Sistema penitenciário: por dentro dos presídios”. Os palestrantes serão Carolyne Wanjiru (egressa do sistema carcerário, vendedora) e Emerson Ferreira (egresso do sistema carcerário, graduado em Psicologia). A mediação será feita por Hugo Leonardo (vice-presidente do IDDD e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP).
Após a palestra, os alunos devem redigir um texto destacando os motivos que os levaram a se inscrever no curso. Além disso, ao final, os estudantes ainda poderão participar de uma experiência em realidade virtual, que simula uma cela de 3m² superlotada com 25 presos. A experiência faz parte da campanha “Encarceramento em massa não é Justiça”, promovida pela Rede Justiça Criminal (coletivo de organizações da sociedade civil que o IDDD integra).
Saiba mais no vídeo abaixo:
[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=WjcC7LPMX3s[/embedyt]
Os 20 alunos que participarão do curso serão selecionados por uma banca de especialistas indicados pelo IDDD e pela Oboré, a partir das informações enviadas no formulário e do texto entregue no encontro de seleção. O anúncio dos selecionados será feito no dia 25/09 por e-mail, nos sites e nos perfis nas redes sociais de ambas as organizações que promovem o curso.
Matrícula e reembolsa
O módulo será oferecido sem custo, mas apenas aos estudantes que participarem de todas as atividades exigidas. Após a seleção, no ato da matrícula, que acontecerá nos dias 27 e 28/09, os participantes deverão entregar um cheque no valor de um salário mínimo (hoje em R$ 937,00) e assinar um pacto de reembolso. De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado se o estudante:
- Participar de todos os encontros;
- Redigir um texto jornalístico não opinativo ao final de cada encontro;
- Agendar e comparecer ao menos um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso;
- Publicar um dos textos produzidos em um veículo jornalístico com editor responsável.
O aluno que cumprir todos esses critérios receberá o cheque de volta (a reembolsa) ao final do módulo, após o encerramento e a entrega dos certificados.
Esta edição do projeto conta com o inestimável apoio financeiro dos escritórios Côrrea Gontijo Advogados, Machado, Castro e Peret Advogados e Paula Sion & Salles Ribeiro Advogados.
SERVIÇO:
Projeto Repórter do Futuro – 3ª edição do módulo “Cobertura Criminal e Direito de Defesa”
Inscrições: de 21/08 a 13/09 em http://bit.ly/2v2oHTv
Encontro de seleção: 16/09, das 09h às 12h30, na Sala Sergio Vieira de Melo da Câmara Municipal de São Paulo (Palácio Anchieta) – Viaduto Jacareí, 100, 1º subsolo – Bela Vista, São Paulo/SP
Anúncio dos selecionados: 25/09, por e-mail, site do IDDD e da Oboré e nos perfis nas redes sociais de ambas as organizações
Matrículas dos selecionados: 27 e 28/09, das 09 às 18h, na sede da Oboré – Avenida Paulista, 2300, Andar Pilotis, Edifício São Luis Gonzaga
Palestras / Entrevistas coletivas: 30/09, 07/10, 21/10 e 28/10, das 09h às 13h, na sede do IDDD – Av. Liberdade, 65, cj. 1101, Liberdade – São Paulo/SP
Encontro de encerramento e entrega de certificados: 11/11, das 09h às 13h, na sede do IDDD