Notícias

IDDD inicia nova edição do Olhar Crítico

Projeto que propõe diálogo com jornalistas e estudantes de jornalismo tem o objetivo de discutir a cobertura de casos criminais pela imprensa e a necessidade da observância do direito de defesa e da presunção de inocência pela mídia

 

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) lança mais uma edição do Olhar Crítico, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e com financiamento do Instituto Betty e A. Jacob Lafer. O projeto busca sensibilizar os profissionais da imprensa para a importância do respeito das garantias fundamentais individuais, como a presunção de inocência e o exercício da ampla defesa, na construção do noticiário criminal. Para tanto, tem como estratégia dialogar com profissionais do jornalismo e estudantes de comunicação social a fim de discutir a melhor maneira para garantir esses direitos sem abandonar a liberdade de imprensa e de expressão.

 

Seguindo os mesmos moldes das ações de 2012 e 2013, serão organizados, até o segundo semestre de 2015, seis encontros entre importantes nomes do direito criminal e redações de veículos de grande abrangência. Desta vez, no entanto, além da imprensa paulistana, o Olhar Crítico levará o debate ao Rio de Janeiro, retomando o sucesso de seu projeto piloto, realizado em 2008.

 

Dois desses encontros já estão marcados: em 11 de novembro na redação do jornal O Globo (RJ) e na terça-feira seguinte, dia 18, na Folha de S. Paulo. Além de Augusto de Arruda Botelho, presidente do IDDD, participam do primeiro debate os advogados Flávia Rahal Bresser Pereira, Luís Guilherme Martins Vieira e Marina Dias Werneck de Souza, membros do Conselho Deliberativo do Instituto e voluntários do Olhar Crítico desde a sua criação. O Dr. Márcio Thomaz Bastos, fundador e conselheiro do IDDD, confirmou presença no evento de São Paulo.

 

Rodrigo Nascimento Dall’Acqua, um dos diretores responsáveis pelo projeto, espera bons resultados da nova edição. Segundo ele, “a discussão proposta pelo Olhar Crítico pode colaborar com a produção de uma notícia mais consciente da necessidade da garantia dos direitos constitucionais. E isso é de extrema importância atualmente”

 

Curso para estudantes de jornalismo
Além das conversas em redações, haverá também um curso gratuito para estudantes de jornalismo nos moldes do Projeto Repórter do Futuro, resultado de uma parceria entre Abraji e Oboré. Durante as aulas, os alunos discutirão com associados voluntários do Instituto os seguintes assuntos: a estrutura da justiça criminal brasileira; a presunção de inocência e a liberdade de expressão; o direito de defesa e o princípio do contraditório no processo penal e no jornalismo; a influência da mídia na Justiça; o erro judiciário e a mídia; a defensoria pública brasileira e o sistema penitenciário. O curso, com início de inscrições previsto para fevereiro de 2015, é aberto a estudantes de todas as faculdades de jornalismo de São Paulo.

 

Renata Mariz, também diretora do projeto, vê o curso como essencial para a formação dos estudantes de jornalismo. “Esperamos transmitir ao estudante conhecimentos sobre temas criminais relacionados à sua atuação e, além disso, estimular sua capacidade de analisar, de forma crítica, a atuação da mídia quanto ao tratamento dispensado a pessoas envolvidas em crimes e ao próprio processo de julgamento”, afirma. Pretende-se, com a realização do curso, formar jornalistas mais preparados e cientes da necessidade de se observar a garantia dos direitos fundamentais na cobertura de crimes feita pela imprensa.

 

Saiba mais sobre o projeto Olhar Crítico clicando aqui.