Notícias

Sem Pena é premiado no Festival de Brasília e tem pré-estreia de sucesso

Primeiro documentário do IDDD, produzido em parceria com a Heco Produções, conquistou o segundo maior prêmio da competição. Evento de pré-estreia, ocorrido em São Paulo, recebeu mais de 400 convidados

 

O documentário Sem Pena, resultado de uma parceria entre IDDD e Heco Produções, acaba de ser consagrado com um importante prêmio do cinema brasileiro. O filme participou da 47ª edição do Festival de Brasília, um dos mais importantes do país, e conquistou, na noite de 23 de setembro, um troféu Candango pelo posto de melhor longa-metragem na opinião do júri popular, o segundo prêmio de maior destaque da noite.

 

De acordo com Marina Dias Werneck de Souza, ex-presidente do IDDD e idealizadora do projeto, “receber o prêmio de melhor filme eleito pelo júri popular é, sem dúvidas, um grande reconhecimento. O filme nasceu da vontade de propiciar, por meio do cinema, uma reflexão séria, honesta e aprofundada sobre o Sistema de Justiça Criminal. Falar desse tema não é fácil, são muitos os preconceitos e as soluções imediatistas. Espero sinceramente que Sem Pena continue a tocar e a sensibilizar o público. Só teremos condições de avançar nessa construção de uma sociedade mais justa se mais e mais pessoas, de diferentes campos e por outras perspectivas, se apropriarem do tema e olharem de frente esse dramática realidade”.

 

Hugo Leonardo, diretor responsável pelo projeto, concorda com Marina. “O prêmio é uma conquista singular para o IDDD. O Festival de Cinema de Brasília é o mais importante do país e historicamente aquele que conta com os participantes mais engajados politicamente. Por essa razão, ter o reconhecimento desse público crítico acerca de uma temática tão difícil é o maior simbolismo do que esse filme representa”, afirma.

 

Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras, para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente. Com um cenário crescente de violência urbana é comum na sociedade um discurso punitivo, que clama por penas cada vez mais altas. Nesse contexto há uma evidente incompreensão dos direitos e garantias do outro, afetando sensivelmente o exercício do direito de defesa de acusados de crimes. O documentário retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente e para tanto apresenta vários depoimentos. Sem Pena traz ainda testemunhos de juízes, promotores, advogados e especialistas do sistema de justiça criminal.

 

Pré-estreia
Passado o festival, foi a vez dos paulistanos assistirem ao documentário em primeira mão. A pré-estreia do filme, realizada na noite de 29 de setembro, levou mais de 400 pessoas, entre cineastas, atores do sistema de justiça criminal e interessados no tema, ao Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional. Ao final da exibição nas duas salas do espaço, Sem Pena foi bastante aplaudido pelo público.

 

Circuito nacional
A partir de 2 de outubro o filme será exibido na Rede Itaú Unibanco de cinemas, com apresentação programada em 12 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo e Vitória. Associados do IDDD, do IBCCRIM e da AASP terão direito à meia-entrada, bem como todos os advogados inscritos na Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil e Defensores Públicos paulistas. Para garantir o benefício, basta apresentar documento funcional, carteira de sócio ou declaração de associação no ato da compra, na bilheteria.

 

O trailer oficial de Sem Pena já faz parte da programação de algumas salas de cinema. Clique aqui para assistir.

 

Acesse o site oficial do documentário.

 

Confira a repercussão da participação no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

 

Clique aqui para ver a lista completa de premiados no Festival.

 

*O projeto continua em busca de novos patrocinadores e apoiadores

 

Diretor responsável: Hugo Leonardo
Captação de Recursos: Paula Sion de Souza Naves
Associada coordenadora: Luciana Zaffalon
Parceria: Heco Produções
Idealização: Marina Dias Werneck de Souza