Ao longo de quatro anos, o IDDD realizou debates nas redações dos principais veículos de imprensa do país para falar sobre a importância de uma mídia atenta às garantias individuais e ao direito de defesa
Realizado entre 2012 e 2014, o projeto buscou sensibilizar profissionais de imprensa para a importância do respeito às garantias individuais, como a presunção de inocência e direito à ampla defesa, na cobertura de casos criminais.
O processo de formação passou pelas redações da Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo, CBN, UOL, Revista Época e pelo curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O IDDD também foi responsável pelo seminário “O Crime e a Notícia”, no qual participaram Eugênio Bucci, Ricardo Kotscho, Marcelo Beraba e Márcio Thomaz Bastos.
A última edição do projeto aconteceu entre novembro de 2014 e outubro de 2015, com sete encontros, dois no Rio de Janeiro (O Globo e Grupo Bandeirantes) e cinco em São Paulo (O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Portal G1, TV Globo e TV Record), nos quais participaram ao todo mais de 200 jornalistas.
Olhar Crítico também deu origem ao guia “Direito Penal para Jornalistas”, em parceria com o Ibccrim.