O projeto surgiu com o objetivo de compartilhar informações sobre direitos fundamentais em comunidades com histórico de violações
O projeto “Educação para Direitos: educar para transformar” compartilhou informações sobre cidadania, garantias individuais e direitos sociais em comunidades onde as violações aos direitos humanos são mais frequentes. A iniciativa estimulou a articulação comunitária em busca de resultados coletivos. Advogados/as associados/as do Instituto, por meio da metodologia freiriana, formaram jovens alunos da rede pública de ensino e participaram de encontros com a comunidade, a fim de capacitar agentes multiplicadores sobre o tema.
Com mais de 300 alunos formados na Escola Estadual Deputado Hugo Lacorte Vitale, no Campo Limpo, de 2011 a julho de 2013, o IDDD iniciou uma parceria com o CEU Parque Anhanguera, em outubro de 2013. O local foi escolhido por seu papel de centro de articulação comunitária, o que possibilitou a interlocução com várias unidades de ensino municipais, construindo uma rede de proteção às garantias fundamentais.
Em 2014, 72 alunos do 8º e do 9º ano de três escolas da região participam de encontros semanais para discutir temas relacionados aos direitos fundamentais.