Publicações

Pena de multa, sentenças de exclusão: Caminhos e estratégias para garantir cidadania à pessoa condenada

Material de apoio do projeto de mutirão de atendimento a pessoas condenadas à pena de multa reúne argumentos jurídicos a serem usados nos processos

Em 2022, o IDDD deu início a um novo mutirão voltado ao atendimento jurídico gratuito de pessoas que, mesmo depois do cumprimento da pena, não puderam pagar a multa penal. A inadimplência, impede o acesso à educação superior, ao mercado formal de trabalho e a benefícios sociais, além de suspender o direito ao voto. 

O objetivo final do projeto é a suspensão da cobrança a pessoas que não têm condições de quitar a dívida e assim têm sua cidadania restrita – um obstáculo para a reconstrução da vida após o cárcere. 

A partir de um estudo feito previamente sobre como o Judiciário tem tratado o tema da multa penal, o IDDD elaborou uma série de argumentos jurídicos a serem usados nos processos atendidos no mutirão, organizados no material de apoio do projeto

Além das sugestões de teses a serem arguidas, a publicação traz um panorama legal e jurisprudencial sobre a temática nos últimos anos, o detalhamento de todos os efeitos práticos do não pagamento da dívida pelos sentenciados, além de informações sobre o fluxo de execução dessa pena. 

Embora tenha sido desenvolvida para orientar a atuação dos/as advogados/as e estudantes de Direito associados/as ao IDDD no atendimento dos casos do mutirão, a publicação pode servir como fonte de consulta e apoio a todos os atores do sistema de justiça criminal e demais interessados/as no tema.

Clique aqui para baixar o material.

 

Financiadores

ver todos +