Notícias

Tribunal do Júri fictício julga, nesta quinta, 8, militante contra a ditadura

Evento acontece no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP e faz parte da filmagem de um longa-metragem de ficção; Conselheiro do IDDD atua como advogado de defesa

Orestes_FlyerNa noite desta quinta-feira, 8 de agosto, às 19h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, será realizado o Tribunal do Júri do caso Orestes, organizado especialmente para fazer parte do filme “Orestes”. A entrada no evento é gratuita.

O julgamento fictício traz ao público a história do réu confesso Orestes dos Santos, filho de uma militante da resistência contra a ditadura militar e de um agente duplo infiltrado nos movimentos de esquerda. Em 1973, aos 6 anos de idade, escondido em um sótão, Orestes vê seu pai torturar e matar sua mãe a serviço da repressão política. 37 anos depois, ele reencontra o pai e o mata.

A defesa do réu Orestes dos Santos será feita por José Carlos Dias, que advogou para cerca de 600 presos políticos durante a ditadura militar, é ex-ministro da Justiça e atualmente membro da Comissão Nacional da Verdade.  A acusação será feita por Maurício Antônio Ribeiro Lopes, promotor de Justiça em São Paulo há 25 anos, com passagem por diversos tribunais do júri.

Quem presidirá o Tribunal do Júri simulado será José Henrique Torres, Juiz de Direito no Estado de São Paulo, Professor de Direito Penal da PUC-CAMP e membro da Associação Juízes para a Democracia.

O filme

Dirigido por Rodrigo Siqueira (“Terra Deu, Terra Come”, 2010), “Orestes” é um híbrido de tragédia e documentário. O filme se desenvolve em torno do julgamento de Orestes e de uma série de dramatizações espontâneas que investigam as formas subjetivas como o brasileiro processa a transição do regime ditatorial e suas consequências na vida do país.

Serviço
Júri simulado / filmagem do longa-metragem “Orestes”
Grátis
Data: 08/08/2013, quinta-feira, 19h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Endereço: Largo São Francisco, 95, Centro, São Paulo

Financiadores

ver todos +