Evento gratuito acontece em 25 de abril, das 9h às 18h30, em São Paulo; inscrições abrem na tarde de 8 de abril
Investigações criminais são sedutoras: não há cidadão indiferente a crimes financeiros, homicídios, desvios de recursos e demais tipos previstos no Código Penal. Por isso mesmo, veículos de comunicação dedicam boa parte de seu espaço noticioso a operações policiais, investigações, inquéritos, julgamentos e prisões. Para ajudar a aprimorar esse ramo jornalístico o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizam o seminário “O Crime e A Notícia” no dia 25 de abril, em São Paulo.
O evento, que terá atividades durante um dia inteiro, foi planejado para receber profissionais e estudantes tanto da área jurídica quanto de comunicação em sua plateia, para observar e interagir com os debatedores, profissionais renomados da imprensa e do sistema de justiça criminal. O objetivo é refletir sobre a qualidade, o impacto e os contornos éticos da cobertura noticiosa sobre essa área.
O painel de abertura apresentará os pontos de contato – e de conflito aparente – entre a liberdade de imprensa e as garantias constitucionais individuais. O jornalista Eugênio Bucci e o advogado criminalista Antonio Claudio Mariz de Oliveira debaterão, entre outros assuntos, como a repercussão noticiosa de um caso interfere em seu desdobramento dentro do sistema de justiça criminal.
À tarde, duas oficinas práticas simultâneas vão abordar a cobertura de crimes contra a vida, processados no Tribunal do Júri, e de denúncias que envolvem pessoas notórias. Os debates com Valmir Salaro, Rodrigo Hidalgo, Ana Lúcia Menezes, Alberto Bombig, Dora Cavalcanti Cordani e Mario Cesar Carvalho vão se concentrar na influência que esses dois tipos de cobertura têm nos desdobramentos de casos concretos e em seus respectivos processos judiciais.
A atividade de encerramento do seminário é um amplo debate com os jornalistas Suzana Singer e Roberto Gazzi, o Corregedor-geral de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini e o advogado criminalista Arnaldo Malheiros Filho. Com moderação do jornalista Marcelo Beraba, o grupo debaterá os desafios para se alcançar uma cobertura criminal pautada por princípios democráticos.
O seminário O Crime e a Notícia tem apoio da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que cedeu o espaço para sua realização. O evento será realizado no dia 25 de abril de 2013 no auditório do edifício de Gabinetes de Desembargadores da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (antigo hotel Hilton, na av. Ipiranga, 165).
O acesso é gratuito, mediante inscrição prévia pelo sistema do IBCCRIM, com link disponível no endereço ocrimeanoticia.wordpress.com a partir das 15h do dia 8 de abril.
Serviço
Seminário O Crime e a Notícia
Data: 25/04/2013, credenciamento às 8h30
Local: Teatro do Prédio dos Gabinetes da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (Gade MMDC, Antigo Hotel Hilton)
Endereço: Av. Ipiranga, 165, República – São Paulo, SP
Entrada gratuita
Inscrições: a partir de 08 de abril (15h) – link disponível no site ocrimeeanoticia.wordpress.com
Vagas limitadas
Informações: iddd@iddd.org.br (11) 3107-1399
Serão emitidos certificados de participação