Notícias

Sem Pena é um dos seis longa-metragens selecionados para participar do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Primeiro documentário do IDDD, produzido em parceria com a Heco Produções, foi um dos escolhidos entre mais de 600 inscritos

 

O documentário Sem Pena – Às voltas com a Justiça, resultado de uma coprodução entre IDDD e Heco Produções, chega à sua reta final. E antes mesmo de entrar em circuito nacional, já traz bons resultados. Prova disso é sua participação no 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes do país, que ocorre de 16 a 23 de setembro, na Capital Federal. O filme, um longa-metragem de 87 minutos, foi um dos selecionados entre 632 inscritos e escolhido por unanimidade pelos jurados para ser exibido na sessão de abertura do evento, que ocorre no dia 17 de setembro, às 20h30min, no Cine Brasília.

 

Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras, para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

 

Com um cenário crescente de violência urbana é comum na sociedade um discurso punitivo, que clama por penas cada vez mais altas. Nesse contexto há uma evidente incompreensão dos direitos e garantias do outro, afetando sensivelmente o exercício do direito de defesa de acusados de crimes. O documentário Sem Pena retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente e para tanto apresenta vários depoimentos. O filme traz ainda testemunhos de juízes, promotores, advogados e especialistas do sistema de justiça criminal.

 

Segundo Hugo Leonardo, diretor responsável pelo projeto, “Sem Pena escancara à sociedade as mazelas do Sistema de Justiça Criminal no país, o descaso das autoridades em relação à questão penitenciária. O documentário propicia a reflexão sobre os rumos que o sistema punitivo vem tomando e o alto custo que a sociedade está pagando por essa escolha, que se mostra equivocada”.

 

De acordo com Marina Dias Werneck de Souza, ex-presidente do IDDD e idealizadora do projeto, Sem Pena é um “documentário que pretende, por meio da linguagem do cinema, de imagens e histórias impactantes, despertar no espectador um sentimento de empatia para com as agruras vividas por aquele que sofre ou sofreu um processo criminal e com isso provocar uma reflexão sobre o sistema de justiça e qualificar o debate”. Ainda segundo a advogada, a sociedade precisa compreender que “o enfrentamento da criminalidade passa necessariamente pelo respeito intransigente às garantias constitucionais individuais e pela construção de um mundo mais justo”.

 

Para chegar às telas, o projeto contou com os mecanismos de incentivo da Lei do Audiovisual (Ancine/Ministério da Cultura) e do Programa de Ação Cultural (ProAC) e obteve, com isso, três patrocinadores: Ambev, Banco do Brasil – DTVM e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Para Paula Sion de Souza Naves, associada responsável pela captação de recursos para o filme, foi gratificante “ver a ideia sair do papel, crescer, ganhar forças e ser concluída de uma maneira tão positiva”. Além disso, de acordo com ela, o apoio de grandes financiadores é de extrema importância, uma vez que “é sempre desafiadora a tarefa de captar recursos para um tema delicado como este”.

 

Após o Festival, o documentário entra em circuito nacional. Com pré-estreia marcada para 29 de setembro em São Paulo e 30 de setembro no Rio de Janeiro, o filme será exibido a partir de 2 de outubro na Rede Itaú Unibanco de cinemas, com apresentação programada em 12 cidades brasileiras. Associados do IDDD, do IBCCRIM e da AASP terão direito à meia-entrada, bem como todos os advogados inscritos na Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil e Defensores Públicos paulistas. Para garantir o benefício, basta apresentar documento funcional, carteira de sócio ou declaração de associação no ato da compra, na bilheteria.

 

O trailer oficial de Sem Pena já faz parte da programação de algumas salas de cinema. Clique aqui para assistir.

 

Sobre o projeto
Sem pena, dirigido por Eugênio Puppo, é um documentário para o cinema em que o IDDD entra como coprodutor, ao lado da Heco Produções, produtora de cinema que atua desde 1995 em projetos culturais de formação artística e educacional. A Heco é criadora do Portal Brasileiro de Cinema, realiza mostra de filmes e ciclos de palestras e concluiu recentemente dois filmes com Jorge Bodanzky e dois filmes sobre bairros históricos da cidade de São Paulo.

 

Para o lançamento do documentário, está previsto um seminário sobre os principais temas problematizados no filme, cuja programação deverá ser divulgada em breve.

 

*O projeto continua em busca de novos patrocinadores e apoiadores

 

Diretor responsável: Hugo Leonardo
Captação de Recursos: Paula Sion de Souza Naves
Associada coordenadora: Luciana Zaffalon
Parceria: Heco Produções
Idealização: Marina Dias Werneck de Souza

Financiadores

ver todos +