Notícias

Sem Pena é lançado em DVD

Documentário premiado, produzido pelo IDDD em parceria com a Heco Produções, já foi assistido por mais de 22 mil espectadores. Em novembro, o DVD do filme foi disponibilizado para venda

11071815_1103913642969230_6427682093338767023_o

Com seis prêmios e um ano após a estreia nos cinemas, o DVD do documentário Sem Pena, produzido pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) em parceria com a Heco Produções, foi lançado e distribuído para vendas em livrarias de todo o país. No DVD, o filme conta com legendas em inglês, além de trailer e clipes extras de divulgação.

Durante 87 minutos, o longa dirigido por Eugênio Puppo retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente e para tanto apresenta vários depoimentos, além de testemunhos de juízes, promotores, advogados e especialistas do sistema de justiça criminal. A partir de imagens impactantes de prisões brasileiras, o documentário pretende estimular uma análise crítica da realidade do sistema de justiça, destacando temas relativos à alta taxa de encarceramento e a falta de acesso à justiça no Brasil. “Foi a primeira vez que utilizamos o cinema como meio de amplificar o debate e denunciar os problemas da justiça criminal brasileira e a falência do sistema prisional nacional. E o resultado foi extremamente positivo”, ressalta Marina Dias, Conselheira do IDDD e idealizadora do filme.

Desde o seu lançamento, o documentário vem sendo exibido Brasil afora e já foi visto por mais de 22 mil espectadores. Nos três primeiros meses ele ficou em cartaz no circuito comercial do Espaço Itaú de Cinema, passando por 12 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo e Vitória, atingindo um público de mais de 6 mil pessoas.

Já a partir de fevereiro de 2015, o filme entrou em um processo de difusão social e começaram a ser realizadas exibições itinerantes em locais diversos, como órgãos públicos, escritórios de advocacia, organizações sociais, coletivos, escolas e universidades. No total, nesse circuito alternativo foram realizadas 212 sessões, somando um público de 16,4 mil espectadores. Muitas dessas exibições foram acompanhadas de debates sobre o sistema prisional brasileiro, alguns deles com a presença de Hugo Leonardo, Diretor do IDDD responsável pelo projeto. Entre esses eventos, vale destacar o Cine-Debate da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, realizado em abril, no Centro Cultural Banco do Brasil; a exibição idealizada pela Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e realizada no prédio dos gabinetes dos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em agosto; e em setembro, mês em que se relembra o Massacre do Carandiru, a participação na mostra de filmes temática realizada no Centro Universitário Maria Antônia. Outra exibição, seguida de debate sobre o sistema carcerário, que merece destaque aconteceu durante a Jornada de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), realizada em outubro. “Nessas sessões de cinema e debates pude acompanhar de perto a sensibilização dos mais diversos públicos, que vão desde autoridades públicas até jovens e pessoas com pouco conhecimento sobre o sistema de justiça criminal brasileiro. Esse processo tem o poder de contribuir de uma forma sem precedentes para a nossa luta pelo respeito ao direito de defesa e à presunção de inocência, pela democratização do acesso à justiça e pelo fim do encarceramento em massa”, ressalta Hugo Leonardo, diretor do IDDD responsável pelo projeto.

Premiações
Desde o seu lançamento o Sem Pena tem sido reconhecido em diversos festivais de cinema. Em 2014, foi eleito pelo júri popular o melhor filme do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, prêmio de público mais importante do evento. Em abril de 2015, conquistou o prêmio da crítica de melhor documentário no 41º Festival Sesc Melhores Filmes e no mesmo mês o longa recebeu uma menção honrosa no 6º FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa. Já em agosto, o documentário levou três prêmios no 38º Guarnicê Festival de Cinema, foram eles: Melhor Filme Longa Metragem, Melhor Direção (Eugênio Puppo) e Melhor Direção de Fotografia (Jorge Maia).

Adquira já o seu DVD!
O DVD Sem Pena está à venda na loja física e virtual da Livraria Cultura, da Livraria da Travessa e da Saraiva.

Assista ao trailer oficial do Sem Pena:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=C60587HKj34[/embedyt]