Relatório de atividades

Relatório de Impacto 2021

Publicação traz panorama das ações do IDDD num ano marcado pelo negacionismo e por ameaças à democracia

O ano de 2021 foi de crises sobrepostas. A pandemia de covid-19 atingiu seu pico de infecções e óbitos, a crise econômica e social trouxe de volta milhões à fome e a crise política escalou com os ataques ininterruptos do presidente à democracia e às instituições.

Com esse pano de fundo, o que seguiu ocorrendo no campo da justiça criminal tampouco apontava para dias melhores. Casos semanais de prisões injustas por reconhecimentos falhos; a ausência de critérios para as abordagens policiais e a baixa efetividade do controle externo das forças de segurança; a virtualização da justiça desacompanhada de compromissos institucionais com a garantia dos direitos humanos; além da piora nas condições gerais do cárcere causada pela pandemia. Todos são exemplos de questões profundas com as quais temos lidado.

O “Relatório de Impacto de 2021: Na defesa de uma justiça efetiva” traz um panorama das nossas atividades num ano particularmente duro para os direitos humanos no Brasil e especificamente para o direito de defesa. A publicação marca ainda a conclusão do ciclo da gestão 2019 – 2022 do Conselho Deliberativo e da Diretoria do IDDD: período de intenso desenvolvimento para o instituto, tanto no âmbito interno, com a profissionalização, crescimento e fortalecimento da equipe executiva, como externamente, com as lições decorrentes dos desafios crescentes à causa do direito de defesa nesse triênio caracterizado por instabilidades, mas também por mobilizações do campo democrático para conter retrocessos.

Clique aqui para ler o relatório completo.

Financiadores

ver todos +