Notícias

Projeto Repórter do Futuro abre inscrições para a 2ª edição do módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”

Curso sobre o sistema de justiça criminal brasileiro para estudantes de jornalismo está com inscrições abertas até o dia 14/04. O encontro de seleção acontecerá no dia 16/04 e as aulas terão início no dia 07 de maio

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Oboré – Projetos Especiais em Comunicação e Artes, com o apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Política Públicas e Sociais (IPFD), promoverá a segunda edição do Projeto Repórter do Futuro – módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”. Voltada para estudantes de jornalismo, a iniciativa busca transmitir conceitos básicos que fundamentam o sistema de justiça criminal brasileiro, destacando a importância do direito de defesa no processo penal. Vinte alunos serão selecionados para participação no curso, que será realizado nos meses de maio e junho.  As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas on-line até o dia 14 de abril.

Os encontros cobrirão diferentes aspectos do sistema de justiça criminal brasileiro e contarão com a participação de renomados profissionais que atuam na área, com a coordenação pedagógica do jornalista Aldo Quiroga, apresentador da TV Cultura e professor da PUC-SP. A programação inclui temas como sistema penitenciário, presunção de inocência e liberdade de expressão, delação premiada e meios de prova e a influência da mídia na Justiça. Confira abaixo o cronograma completo do curso:

ENCONTRO DE SELEÇÃO – 16/04 – 09h às 13h:
“Making a Murderer” no Brasil: a revisão de erros judiciários no nosso sistema penal
Participantes: Ricardo Molina – Perito
Fábio Tofic Simantob – Advogado criminalista e vice-Presidente do IDDD

1º ENCONTRO – 07/05 – 09h às 13h:
A presunção de inocência e a liberdade de expressão
Participante: Marcelo Leonardo – Advogado criminalista, Conselheiro do IDDD e Professor Chefe do Departamento de Direito e Processo Penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2º ENCONTRO – 14/05 – 09h às 13h:
Realidade e perspectivas do sistema penitenciário brasileiro
Participante: Michael Mary Nolan – Advogada especialista em Direitos Humanos e Presidente do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC)

3º ENCONTRO – 21/05 – 09h às 13h:
Delação premiada e meios de prova
Participante: Augusto de Arruda Botelho – Advogado criminalista e Presidente do IDDD

4º ENCONTRO – 04/06 – 09h às 13h:
A influência da mídia na Justiça
Participante: Flavia Rahal – Advogada criminalista, atual Conselheira e ex-Presidente do IDDD e Professora do Curso de Especialização em Direito Penal Econômico da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP)

ENCERRAMENTO – 25/06 – 09 às 13h:
Avaliação do curso e entrega de certificados

Inscrições e Encontro de Seleção
Haverá um processo seletivo realizado em duas etapas: uma on-line, em que os interessados preenchem um formulário manifestando interesse em participar do curso, e uma presencial, o chamado Encontro de seleção.

As inscrições on-line estarão abertas até o dia 14 de abril (quinta-feira), às 23h59, no link http://bit.ly/1pyBG9p. O Encontro de seleção será realizado no dia 16 de abril (sábado), às 09h, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, e contará com uma palestra inaugural, com o tema “Making a Murderer” no Brasil: a revisão de erros judiciários no nosso sistema penal, proferida pelo perito Ricardo Molina e pelo advogado criminalista e vice-Presidente do IDDD Fábio Tofic Simantob.

Metodologia
A estrutura deste módulo mantém o modelo usado no Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação, em 1994: a cada encontro, realizado sempre aos sábados, 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e, em seguida, participam de uma entrevista coletiva de 60 minutos com o palestrante. Ao final de cada encontro, os alunos produzem uma pequena reportagem e são orientados pela coordenação pedagógica do curso individualmente nesta produção.

A reembolsa
O curso é gratuito, porém os estudantes selecionados deverão entregar um cheque caução para a Oboré no valor de um salário mínimo (hoje em R$ 880,00) e assinar um pacto de reembolsa. Basta o estudante seguir as seguintes regras e seu cheque não será descontado: 1. Participar de todos os encontros; 2. Redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3. Agendar e comparecer ao menos um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; e 4. Publicar um dos textos produzidos em um veículo de imprensa com editor responsável. O aluno que cumprir todos esses critérios receberá o cheque de volta (reembolsa) ao final do módulo, após o encerramento das atividades e a entrega dos certificados.

SERVIÇO:

Projeto Repórter do Futuro – Módulo “Cobertura Criminal e Direito de Defesa”

Inscrições on-line: até 14/04 em http://bit.ly/1pyBG9p

Encontro de seleção: 16/04 (sábado), 09h, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Rua Rêgo Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque – São Paulo/SP

Resultado dos selecionados: 03/05, no site do IDDD

Matrículas dos selecionados: 04 e 05/05 na sede da Oboré – Avenida Paulista, 2300, Andar Pilotis, Edifício São Luis Gonzaga

Palestras / Entrevistas coletivas: 07, 14, 21 de maio e 4 de junho, das 09h às 13h, na sede do IDDD – Av. Liberdade, 65, cj. 1101, Liberdade – São Paulo/SP

Encontro de encerramento e entrega de certificados: 25/06, às 09h, na sede do IDDD

IDDD_flyer_2016