Notícias

Projeto Olhar Crítico vai a Porto Alegre e Fortaleza

Iniciativa do IDDD em parceria com a Abraji leva a redações a discussão sobre a observância do direito de defesa na cobertura de casos criminais pela imprensa

No mês de setembro, o Instituto de Defesa do Direito de Defesa foi a Porto Alegre e Fortaleza para mais uma rodada de debates sobre a cobertura de casos criminais pela imprensa e a importância da observância do direito de defesa e da presunção de inocência pela mídia.

Os encontros são parte do Projeto Olhar Crítico, iniciativa do IDDD em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que busca sensibilizar profissionais da imprensa para a importância do respeito das garantias individuais na construção do noticiário criminal.

O primeiro desses encontros aconteceu em 2 de setembro e reuniu, na sede do Grupo RBS em Porto Alegre, 60 pessoas entre jornalistas e acadêmicos de jornalismo. Estavam presentes no debate representantes do jornal Zero Hora, da Rádio Gaúcha, da RBS TV e do Jornal Pioneiro, além de estudantes e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da PUC – RS, da ESPM e da Unisinos.

A convite do IDDD, os advogados criminalistas Luciano Feldens e Alexandre Wunderlich debateram com os jornalistas e estudantes presentes a importância da construção de matérias jornalísticas que respeitem os direitos fundamentais dos cidadãos. Também participaram do encontro, a diretora executiva do IDDD, Isadora Fingermann, o diretor responsável pelo projeto, Rodrigo Dall’Acqua, e o secretário-executivo da Abraji, Guilherme Alpendre. Durante as discussões foram abordados temas como a influência do jornalismo nas investigações e o amparo jurídico ao trabalho jornalístico, além da publicação de informações sigilosas em casos de grande repercussão midiática.

No encontro de Fortaleza, que aconteceu no dia 15 de setembro, o presidente do IDDD, Fábio Tofic Simantob, se reuniu com jornalistas na redação do Jornal O Povo. Pautado em exemplos e casos concretos, o “evento foi bastante disputado e despertou grande debate”, comentou o presidente do Instituto.

A edição de 2016 do Projeto Olhar Crítico busca sair do eixo Rio-São Paulo e ampliar o debate a respeito do tema para o maior número de jornalistas, estudantes e acadêmicos de jornalismo. O próximo encontro está programado para o mês de outubro em Florianópolis.

Financiadores

ver todos +