Notícias

Novos financiamentos para 2016

Fundo internacional e contribuições dos escritórios de advocacia mantenedores apoiarão o crescimento e o fortalecimento do IDDD no próximo ano

iddd-destaque-03

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) contará a partir do dia 1 de dezembro com mais um financiamento internacional. A Fundação britânica The Sigrid Rausing Trust recentemente decidiu apoiar o Instituto durante o ano de 2016. Fundada há 20 anos, a The Sigrid Rausing Trust patrocina organizações de direitos humanos em todo o mundo, das quais cinco são brasileiras (Conectas Direitos Humanos, ELAS – Fundo De Investimento Social, Justiça Global, Repórter Brasil e IDDD).

“A conquista de mais um financiador e, consequentemente, a diversificação de fontes de renda para o IDDD permite seguir com nosso trabalho com maior tranquilidade e segurança, além de evidenciar o reconhecimento dos nossos 15 anos de trabalho pelo fortalecimento do direito de defesa”, destaca o Presidente do Instituto, Augusto de Arruda Botelho. “Com esse novo suporte podemos desenhar um plano estratégico de sustentabilidade e expansão de nossas atividades”, complementa.

Mantenedores
Assim como tem feito nos últimos anos, no mês de novembro o IDDD iniciou o contato com escritórios de advocacia de todo o país em busca de apoio financeiro para o trabalho do Instituto durante o próximo ano. Estabelecida a parceria, que contribui para a luta travada pelo IDDD em busca do fortalecimento do direito de defesa, as bancas mantenedoras são divulgadas pelo Instituto em seu site e no Relatório de Atividades.

Confira os escritórios que já confirmaram sua contribuição para o próximo ano:
Abissamra Filho e Suguimori Sociedade de Advogados
Advocacia Mariz de Oliveira
Araújo e Policastro Advogados
Bialski Advogados Associados
Cavalcanti & Arruda Botelho Advogados
Dias e Carvalho Filho Advogados
Dias de Souza Advogados Associados
Malheiros Filho, Meggiolaro, Prado Advogados
Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo & Advogados
Tofic Simantob Advogados

Outros financiadores
Além das doações dos escritórios mantenedores, o IDDD conta com a contribuição associativa de cerca de 350 associados, que junto com o valor arrecadado no Jantar Anual de Confraternização são responsáveis pelas despesas institucionais do Instituto e pela realização de cinco projetos: Direito de Defesa no Tribunal do Júri, Litigância Estratégica, Intervenções Pontuais pelo Direito de Defesa, Bate-papo e Educação para Cidadania no Cárcere. Já os outros seis projetos do IDDD são patrocinados por fundações nacionais e internacionais.

“Algumas das atividades que mais tem conquistado relevância dentro do IDDD, como a Litigância Estratégica, dependem financeiramente das contribuições associativas e das doações de escritórios para serem executadas”, ressalta Isadora Fingermann, Diretora Executiva do IDDD. “Mesmo com o auxílio de um financiamento externo, para mantermos nossa independência e a continuidade do trabalho pelo fortalecimento do direito de defesa e do pleno acesso à justiça é fundamental contarmos com o apoio de todos aqueles que acreditam na nossa missão”.

Em mais uma estratégia de diversificação de financiamento, o IDDD buscará, durante o 9º Jantar Anual de Confraternização, que acontece dia 8 de dezembro, em São Paulo, um patrono para o projeto Educação para Cidadania no Cárcere. O projeto de educação realizado em penitenciárias e centros de detenção provisória desde 2010 já contou com o financiamento da Open Society Foundations no passado e atualmente está sem patrocínio. O lance inicial para um escritório ou pessoa física se tornar financiador da iniciativa será de R$ 5 mil, custo médio calculado para a realização de cada um dos 3 módulos previstos para 2016.

Na seção Transparência você pode consultar os balanços financeiros do IDDD.

Contribua!
O IDDD aceita doações de pessoas físicas e jurídicas. A contribuição pode ser realizada por meio de depósito bancário ou boleto. Para mais informações clique aqui. O Instituto tem certificação para oferecer benefícios de incentivo fiscal.

Financiadores

ver todos +