Notícias

Inscreva-se na formação “Defesa de Defensores de Direitos Humanos: redes de empoderamento legal, incidência e proteção”

Projeto oferece bolsas para formação sobre estratégias legais de enfrentamento à criminalização de defensores/as de direitos humanos nos territórios

Estão abertas, entre os dias 20 e 25/10, as inscrições para o ciclo formativo “Defesa de Defensores de Direitos Humanos: redes de empoderamento legal, incidência e proteção”. Realizada pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), com apoio da Embaixada dos Países Baixos, a formação adotará o modelo híbrido com encontros presenciais e remotos/online, às terças e quintas-feiras, entre o início de novembro e a primeira semana de dezembro, e vai debater justiça criminal, segurança pública, direitos, além de estratégias de defesa e proteção coletiva, tendo em vista especificidades territoriais.  

Podem se inscrever defensores/as de direitos humanos, ativistas, lideranças, advogados/as populares, membros/as de coletivos, movimentos sociais, redes e organizações da sociedade civil. Será disponibilizado, a quem indicar a necessidade, um apoio financeiro total de R$1.220,00 por participante.  

A formação é parte da estratégia de empoderamento legal do IDDD, utilizada em diferentes frentes e iniciativas do instituto. O empoderamento legal busca contribuir para a capacitação de comunidades afetadas por violações de direitos para conhecer, usar e modificar as leis. Assim, a partir de metodologias de educação popular, grupos com experiência marcada pela desigualdade, violência e discriminação desenvolvem meios de lidar com ilegalidades.  

 

Inscrições e seleção 

As inscrições podem ser feitas até 25/10neste formulário. As vagas são limitadas e serão distribuídas a partir do histórico e comprometimento na atuação em defesa de direitos humanos, buscando também priorizar a diversidade étnico-racial, de gênero, bem como de experiência quanto à área de atuação. 

 

Clique aqui para conferir o edital do projeto.

 

Com exceção dos dois primeiros encontros e do encontro de encerramento, a formação será realizada remotamente. Confira a programação: 

Data  Tema  Modalidade 
06/11   

Abertura: A defesa de direitos humanos no Brasil e das pessoas defensoras de direitos humanos  

Presencial  
 

07/11 

 

Mapeamento participativo com pessoas defensoras de direitos humanos  

Presencial  
09/11   

Análise de conjuntura política brasileira a partir da realidade de defensores/as de direitos humanos 

Remota  
11/11  O ataque aos direitos humanos no Brasil, com enfoque na Lei Antiterrorismo  Remota 

 

16/11  Racismo no sistema de justiça criminal e o impacto na criminalização da defesa de direitos humanos  Remota 

 

18/11  Poder de polícia e ameaça; violência e abordagem policial; lei de abuso de autoridade e crime de desacato   Remota 

 

23/11  Tema livre: compreendendo os diferentes aspectos da realidade e implicações das criminalizações e ameaças ao trabalho de defensores/as de direitos humanos nos territórios  Remota 

 

25/11  Estratégia e transformações sociais: do autocuidado ao cuidado coletivo  Remota 

 

30/11  Incidência política; litígio estratégico e comunicação em defesa de defensores/as de direitos humanos  Remota 

 

 

04/12 

 

Encerramento: Estratégias para construir proteção: seguranças e litigâncias possíveis 

Presencial 

 

Serviço

Data 

De 06/11 a 04/12. 

Dias e Horários: 

Presencial – cidade de São Paulo 

06/11 (sábado) das 08h30 às 16h30;  

07/11 (domingo) das 08h30 às 12h30; 

04/12 (sábado) das 8h30 às 15h30. 

Remoto – remoto/online 

09/11 a 02/12, às terças e quintas-feiras, das 19h00 às 21h30 (os encontros online não serão gravados, portanto, não haverá possibilidade de disponibilização posterior do registro). 

Local: 

A formação será realizada no formato híbrido, sendo 3 encontros presenciais e 7 remotos. Os encontros presenciais ocorrerão na cidade de São Paulo/SP, em local a ser definido. 

Inscrições:   

Até 25/10 às 23h59 (horário de Brasília) no formulário: https://bit.ly/3vtDu75  

Divulgação do resultado da seleção: a partir de 29/10. 

 

Financiadores

ver todos +