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IDDD recebe até 26/02 inscrições de associados para atuar como voluntários em projeto educacional

Projeto de Educação em Direitos em Escola Pública na zona sul de SP recomeça neste semestre; associados do IDDD dão aulas a adolescentes

IMG_2965Terá início neste semestre mais uma temporada do projeto “Educação para Direitos”, uma iniciativa do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) em parceria com a Escola Estadual Dep. Hugo Lacorte Vitale, na Zona Sul de São Paulo. Até o dia 26 de fevereiro (terça), o IDDD recebe inscrições de seus associados para atuar como professores voluntários neste Projeto durante o ano de 2013.

“A participação dos alunos nas aulas, o envolvimento de cada um deles com todos os educadores e, especialmente, a mudança de seu comportamento ao longo do ano letivo no que toca à visão crítica da sociedade só reforçam a sensação de que o projeto é um sucesso e deve continuar”, afirma Daniella Meggiolaro, Diretora do IDDD responsável pelo projeto. “Por isso, contamos com a adesão de novos voluntários à equipe, certos de que a experiência positiva do ano passado se repetirá”, completa.

No projeto, os associados voluntários assumem o compromisso de participar de duas atividades semanais: estar em uma reunião por semana com o grupo do Projeto e comparecer semanalmente na Escola, durante o ano letivo, para oferecer aulas de aproximadamente uma hora para adolescentes sobre temas ligados à Cidadania e aos Direitos Humanos, como os Direitos Fundamentais, Direito de Defesa e Estado de Direito – temas centrais tratados pelo IDDD. O grupo de voluntários para 2013 ainda não está formado e a expectativa é de que ele se renove.

Voluntária do projeto ao longo de 2012, a associada Priscila Pamela dos Santos conta sua experiência: “a participação no projeto ajudou-me a compreender que o público beneficiado com a sua realização não se resume só aos educandos, mas se estende aos seus familiares, aos seus amigos, ao próprio IDDD, pelo fortalecimento de seus princípios e ideais e, principalmente, aos educadores, que vivenciam o despertar para um mundo novo, repleto de esperanças contidas nos anseios e nos sorrisos de cada jovem que busca conhecimentos e renovações para a construção de uma sociedade mais igualitária, informada e participativa.”

Para Priscila, além dessa troca de conhecimentos e experiências de vida, as aulas propiciam a criação de vinculo afetivo entre educandos e educadores, o que torna o curso ainda mais brilhante e especial.

Organização e acompanhamento

A Escola fica no bairro do Campo Limpo e as aulas, ministradas geralmente em duplas de associados, acontecem em horário optativo para as turmas do período da tarde, das 11h20 às 12h10. Os dias estão em fase de definição pela Coordenação Pedagógica da Escola parceira.

O projeto prevê, além das aulas regulares e reuniões pedagógicas, o acompanhamento a visitas guiadas, realizadas em museus, teatros, órgãos públicos e associações parceiras. Em 2012, foram, ao todo, cinco atividades externas.

O planejamento das atividades tem acompanhamento de consultoria pedagógica, que oferece suporte para o desenvolvimento de um plano de aulas em reuniões semanais do grupo de voluntários, que ocorrem normalmente no fim do dia, em local a ser definido pelo grupo de participantes.

“Já é o terceiro ano do nosso projeto no Hugo Lacorte. Os alunos cobram a nossa presença e estão ansiosos para começarmos. Acreditamos que a educação dialógica, reflexiva e provocadora esteja alterando dramaticamente a forma pela qual eles olham o mundo. É nítido, a cada aula, que nossos alunos, para além de compreenderem os Direitos Humanos, são agora agentes de sua defesa e implementação concreta na realidade que os circunda”, afirma Andre Kehdi, Diretor do Instituto que coordenou o projeto em 2011 e 2012.

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