Activities Report

Relatório de Atividades 2014

A publicação traz dados sobre todas as atividades desenvolvidas pelo IDDD no período

Já está disponível o novo Relatório de Atividades do IDDD. O material conta com informações sobre os 14 projetos desenvolvidos pelo Instituto em 2014, além de suas atividades tradicionais, como as reuniões e os happy hours para associados e o 8º Jantar Anual de Confraternização.

Merecem destaque as seguintes ações:

– O lançamento do documentário Sem Pena em cinemas de 12 cidades brasileiras, alcançando mais de 6 mil espectadores, além da conquista de um prêmio no 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro;

– A realização do Primeira Defesa, projeto que ofereceu assistência jurídica gratuita, acompanhando a lavratura dos autos de prisão em flagrante e orientando as pessoas presas para o interrogatório em centrais de flagrante da Capital;

– O fortalecimento do trabalho de Litigância Estratégica, com nova habilitação do IDDD como amigo da corte em habeas corpus que pede a garantia do direito de visita de mães à unidade prisional onde seus filhos cumprem penas sem a necessidade de submissão à revista vexatória. O documento foi assinado em parceria com Conectas Direitos Humanos, Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP), Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), Justiça Global e Pastoral Carcerária;

– A estruturação do Liberdade em Foco, novo mutirão carcerário no Centro de Detenção Provisória I de Guarulhos, no qual os associados são responsáveis pelo pedido de revogação da prisão preventiva dos assistidos ou, alternativamente, de aplicação de uma medida cautelar alternativa à prisão;

– Os avanços na luta pela aprovação do PLS 554/2011, que regulamenta a obrigatoriedade da realização da audiência de custódia no Brasil, com apoio de importantes organizações, como Associação Juízes para a Democracia (AJD), a Defensoria Pública da União, a Human Rights Watch, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e o Ministério de Direitos Humanos da Presidência da República.

Confira a íntegra do documento aqui.