Notícias

IDDD envia mensagem ao jornalista Reinaldo Azevedo

São Paulo, 23 de julho de 2015.

Ilmo. Sr.
Jornalista REINALDO AZEVEDO

“É disso que se trata, quando cogitamos de Estado de Direito: direito de defesa”
Ministro EROS GRAU
Voto no HC 95.009/SP, p. 31

Bem-vindo ao clube!

Nós do IDDD – Instituto de Defesa do Direito de Defesa bem sabemos quão áspera é a tarefa de, na luta pela efetiva implantação do Estado de Direito, defender o direito de defesa.

Há pessoas em nossa sociedade, enfurecidas e irracionais, entendendo que qualquer imputação a alguém com quem não simpatizem, venha de onde vier, de um alcaguete de esquina, de um beleguim, de um acusador ou de um juiz-acusador, é a prova provada de culpa, exigindo expiação vexatória imediata, sem processo e sem defesa. Outras fazem o mesmo por um interesse mais chão.

Algumas se assanham com o anonimato que as redes sociais propiciam; outras, tão pouco valor dão ao próprio nome, que não hesitam em pospô-lo a qualquer diatribe. É minoria ruidosa. Infelizmente estamos longe de poder dizer que a maioria da população entende a importância do direito de defesa, mas essa maioria não se entrega a tais baixarias.

O IDDD tem, sim, em suas fileiras e direção (não há razão para escondê-lo), advogados que atuam no caso Lava Jato, mas isso não pode ser pretexto para anular a finalidade para a qual a instituição foi criada. Os que têm envolvimento direto abstêm-se de participar das discussões e manifestações que a realidade e o cumprimento de nosso objeto social nos impõem.

Em razão de nosso ideário, várias vezes discordamos de seus textos mas, como disse Millôr Fernandes, é muito fácil defender a liberdade de expressão de quem pensa como nós, o importante é defender a daqueles de quem discordamos, pois só assim seremos livres.

E, no momento em que lhe são dirigidos ataques torpes e covardes por sua defesa da legalidade e do Estado de Direito, não podemos deixar de manifestar nossa irrestrita solidariedade. Para essa luta, conte sempre conosco.

Comungamos do pensamento de que não se combate o crime com o crime, que punição sem processo e sem direito de defesa, tanto quanto o linchamento, não é maneira de fazer justiça.

Com nossa expressa autorização para a utilização desta mensagem como melhor lhe convier, enviamos nosso apoio e nosso abraço.

Cordialmente,
Instituto de Defesa do Direito de Defesa