Notícias

Curso “Direito de Defesa e Cobertura Criminal” chega a etapa final

Aula realizada no dia 13 de junho, na sede do IDDD, com a participação de José advogado associado ao Instituto,

Durante cinco sábados, estudantes de jornalismo puderam treinar suas habilidades, entrevistando grandes nomes da advocacia criminal

Aula realizada no dia 13 de junho, na sede do IDDD, com a participação do advogado associado ao Instituto, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay

As aulas do curso “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”, oferecido pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) e Oboré Projetos Especiais, foram concluídas no último dia 13 de junho. Sob coordenação pedagógica de João Paulo Charleaux (Revista Vice), 20 estudantes de jornalismo previamente selecionados entre mais de 100 inscritos se reuniram durante cinco sábados na sede do IDDD, onde tiveram palestras sobre o sistema de justiça criminal brasileiro, simularam entrevistas coletivas e produziram matérias sobre os temas abordados.

O curso é um módulo do Projeto Repórter do Futuro que há mais 20 anos oferece aulas sobre diversas temáticas para estudantes de jornalismo, sempre estimulando o formato de entrevistas coletivas e a produção de textos jornalísticos.

A iniciativa é desenvolvida como parte do Olhar Crítico, projeto do IDDD que pretende estimular o diálogo entre a imprensa e profissionais do direito, especialmente sobre a cobertura de casos criminais e a importância do respeito ao direito de defesa e da observância da presunção de inocência no noticiário criminal.

Essa é a primeira vez que o Olhar Crítico oferece o curso. “Identificamos a necessidade de nos aproximar dos estudantes, já que os conteúdos das aulas são fundamentais para a formação de jornalistas”, conta Renata Mariz, uma das diretoras responsáveis pelo projeto. De acordo com o diretor Rodrigo Nascimento Dall’Acqua, também responsável pela iniciativa ao longo desse ano, além do curso para estudantes, o Olhar Crítico pretende realizar visitas às redações dos principais veículos da imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro para discutir o tema da justiça criminal. “No ano passado visitamos a redação do O Globo, no Rio, e em 2015 já fomos ao Estadão e à Folha, sempre levando conosco advogados associados, membros do Conselho Deliberativo e diretores do IDDD para a conversa com os jornalistas e editores dos veículos”.

O curso

Para a aula inaugural do curso, que abordou noções básicas sobre a estrutura da justiça criminal brasileira, o IDDD convidou o presidente do Conselho Deliberativo Arnaldo Malheiros Filho e o advogado Roberto Tardelli. Nos outros encontros, foram convidados a defensora pública Juliana Belloque e os advogados Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Alberto Toron e Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que discutiram, respectivamente, os seguintes temas: “Defensoria Pública e o sistema penitenciário”“O direito de defesa e o princípio do contraditório no jornalismo e no processo penal”, “A presunção de inocência e a liberdade de expressão” e “A influência da mídia na Justiça e o erro judiciário e a mídia”.

Nas entrevistas que se davam logo após a fala do associado do IDDD, simulando uma coletiva de imprensa, foram debatidos temas de interesse público e grande repercussão midiática, como a operação lava jato, o caso mensalão, a delação premiada, a liberdade de expressão e o sistema penitenciário.

Após as coletivas, os estudantes deviam escrever uma matéria jornalística e, no prazo de até um mês após a finalização das aulas, cada aluno tem a responsabilidade de publicar ao menos uma de suas reportagens, sobre um ou mais temas dos encontros, em um veículo de imprensa.

Uma conquista importante do curso foi a parceria firmada pela Abraji com a revista eletrônica Consultor Jurídico para a publicação das melhores reportagens produzidas pelos estudantes, abrindo um novo espaço para os alunos e auxiliando a elevar ainda mais a exigência editorial do conteúdo produzido.

Confira abaixo algumas matérias que já foram publicadas pelos participantes do curso:

carta
Matéria da aluna Isabela Campos Palhares. Disponível em http://bit.ly/1el9mCn
brasil post
Matéria da aluna Jeniffer Mendonça. Disponível em http://bit.ly/1el9Po6
conjur
Matéria da aluna Beatriz Atihe de Oliveira. Disponível em http://bit.ly/1GrltH8

Matéria da aluna Karolina Bergamo. Disponível em http://bit.ly/1SlpbXY
Matéria da aluna Karolina Bergamo. Disponível em http://bit.ly/1SlpbXY

Financiadores

ver todos +