Notícias

Conheça a nova composição da Diretoria e do Conselho Deliberativo do IDDD

Eleitos em assembleia realizada no dia 08 de agosto, os integrantes da Diretoria serão responsáveis pela gestão do Instituto de 2016 a 2019. Conselho Deliberativo segue incumbido da definição de estratégias e rumos da organização

Fábio Tofic Simantob foi eleito Diretor Presidente do IDDD para a gestão 2016/2019.
Fábio Tofic Simantob foi eleito Diretor Presidente do IDDD para a gestão 2016/2019.

Nos próximos três anos, a gestão estratégica do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) trabalhará para fortalecer na sociedade a ideia de que o respeito aos direitos e garantias fundamentais é tão importante quanto o combate à criminalidade. Foi com essa proposta que a nova Diretoria do Instituto foi eleita e empossada durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada no último dia 08 de agosto, na sede da organização.

Fábio Tofic Simantob, que ocupou a vice-presidência da Diretoria na última gestão (2013/2016), será o Diretor Presidente durante os anos de 2016 a 2019. Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Dogmática Penal e Política Criminal pela Universidade de Salamanca, atua há 18 anos na área criminal. Sua atuação política teve início ainda durante a graduação, quando foi Presidente do Centro Acadêmico 22 de Agosto, da PUC-SP. Entre 2010 e 2012 compôs o Conselho da Comissão de Prerrogativas da OAB/SP, e atualmente é membro da Comissão de Direito Penal da mesma entidade. Também é Diretor do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e Conselheiro do Movimento de Defesa da Advocacia (MDA), organizações parceiras do IDDD.

No ano 2000, Fábio foi um dos sócios-fundadores do IDDD, junto com o grupo de experientes advogados criminalistas liderados por Márcio Thomaz Bastos. Ao longo de 16 anos de trabalho no Instituto foi responsável por coordenar importantes projetos, como os mutirões carcerários SOS Liberdade e Liberdade em Foco, que resultaram em relatórios de pesquisas (disponíveis para consulta e download na página de Publicações).

Em seu discurso de posse, o novo Presidente pediu o apoio dos associados para a nova gestão, destacando que “nada vai mudar se não pressionarmos, se não nos manifestarmos, se nos acomodarmos. Não podemos permitir que, na busca da redução de indicadores de criminalidade ou dos patamares de corrupção, o Estado se sinta à vontade para agir com violência, atropelando o direito das pessoas em nome de suposto bem comum. ” Clique aqui para conferir o discurso completo.

A posse do novo presidente do IDDD também repercutiu na imprensa. Clique aqui e confira a entrevista que Fábio Tofic concedeu ao Blog do Fausto Macedo, no Estadão, e clique aqui para ler a entrevista da revista eletrônica Consultor Jurídico.

A composição atual da Diretoria do IDDD, que totaliza doze membros, ainda conta com Hugo Leonardo na vice-presidência e Isadora Fingermann na diretoria executiva. Também foram empossados diretores durante a assembleia os associados Guilherme Ziliani Carnelós e Renato Marques Martins, que junto com os integrantes da última gestão -Daniella Meggiolaro, Francisco de Paula Bernardes Junior, Guilherme Madi Rezende, José Carlos Abissamra Filho, Ludmila Groch, Rodrigo Nascimento Dall’Acqua e Thiago Gomes Anastácio – ficarão à frente da gestão dos projetos e demais atividades do Instituto.

CONSELHOS

Dora Cavalcanti assumiu a presidência do Conselho Deliberativo do IDDD
Dora Cavalcanti assumiu a presidência do Conselho Deliberativo do IDDD.

Além dos dirigentes, foi também eleita a nova composição do Conselho Deliberativo, instância responsável, entre outras funções, pela definição de estratégias e rumos da entidade

A chapa eleita no último dia 8 de agosto é presidida por Dora Cavalcanti, que ocupou a presidência da Diretoria de 2003 a 2007. Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Dora possui 25 anos de atuação na advocacia criminal. Foi Conselheira do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (ILANUD) de 2005 a 2007 e do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado de São Paulo nas gestões 2007/2008 e 2009/2010.

A advogada Flávia Rahal, diretora presidente do IDDD na gestão 2008/2010, passou a ocupar a vice-presidência do Conselho Deliberativo. O colegiado conta ainda com nove Conselheiros – Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Eduardo Augusto Muylaert Antunes, José Carlos Dias, Leônidas Ribeiro Scholz, Luís Guilherme Martins Vieira, Luiz Fernando Sá e Souza Pacheco, Marcelo Leonardo, Maria Thereza Aina Sadek e Nilo Batista – além de dois Conselheiros Natos, assim considerados os ex-Presidentes da Diretoria do Instituto Augusto de Arruda Botelho e Marina Dias.

Conheça todas as atribuições dos órgãos que compõem o IDDD e fique por dentro dos direitos e deveres dos associados acessando o nosso Estatuto Social.

Na página de Transparência confira os nossos balanços financeiros e relatórios de atividades anuais, além dos documentos de registro da organização.