Notícias

Confira como foi a primeira edição do Curso Oralidade no Processo Penal

Curso realizado pelo IDDD em parceria com a FGV Direito SP promoveu discussões sobre os desafios da atuação do advogado nos procedimentos criminais que envolvem a oralidade

IMG_3359
Aula do dia 22 de junho, com o advogado criminalista associado do IDDD Alberto Zacharias Toron

No mês de junho, o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV DIREITO SP (GVlaw), promoveu o Curso de Formação: Oralidade no Processo Penal. Com a participação de 35 alunos, selecionados entre mais de 125 inscritos, a iniciativa buscou propiciar uma formação que aliou teoria e prática colocando em pauta as possibilidades e os desafios que o advogado enfrenta para atuar nos procedimentos que envolvem a oralidade.

Ao longo de seis aulas foram abordados temas como Inquérito Policial e Audiência de Custódia; Instrução Processual: Interrogatório e Oitiva das Testemunhas; Audiência de Instrução, Debates e Julgamentos; e Sustentação Oral nos Tribunais. A análise dos temas foi feita a partir do estudo de um caso, predominando nas aulas dinâmicas participativas com simulação de situações que colocaram os alunos em diversos papéis na condução do caso. Além das dinâmicas, cada professor convidado compartilhou sua experiência com os alunos, apresentando métodos e diferentes formas de lidar com as dificuldades da oralidade.

Idealizadora e coordenadora do curso, a professora da FGV DIREITO SP, Flávia Rahal, atual Conselheira e ex-Presidente do IDDD, destaca o êxito da iniciativa: “Encerramos o curso com uma avaliação muito positiva dos alunos, que afirmaram ter sido uma experiência inovadora. Conseguimos preencher uma lacuna na formação desses alunos estimulando a reflexão de cada um sobre a forma como podem e querem se colocar como profissionais”. Flávia ainda considera que o envolvimento dos participantes nas dinâmicas propostas e sua disposição em refletir sobre as mesmas resultou em atividades de nível muito elevado. “Percebemos um enorme potencial dos alunos, que enfrentaram com muita competência as simulações de práticas, tendo finalizado o curso com vontade de voltar a ter experiências desse mesmo tipo”.

Para as aulas, o curso contou com a participação do Presidente do IDDD, Augusto de Arruda Botelho, além dos advogados criminalistas membros do Instituto Alberto Zacharias Toron (Professor da FAAP), Celso Sanchez Vilardi (Professor da FGV Direito SP), Dora Marzo de Albuquerque Cavalcanti Cordani (Conselheira e ex-Presidente do IDDD).

O Diretor do IDDD, Thiago Gomes Anastácio, que orientou os alunos durante as dinâmicas, considera que a iniciativa “se revelou um importante instrumento de autoanálise – tanto para alunos como para professores – acerca da formação acadêmica dos operadores do Direito”. Para Thiago, o caráter prático do curso foi assertivo ao instigar a reflexão sobre casos concretos em contraponto a teorização excessiva da profissão. “O êxito do curso o fará se perpetuar, pois o Direito não é a simples repetição, mas a possibilidade de pensá-lo, discuti-lo e expô-lo, oralmente, de modo vivo e pulsante”, conclui.

Além de Thiago, os alunos ainda contaram com a orientação e apoio dos Diretores do IDDD Hugo Leonardo, Ludmila Vasconcelos Leite Groch e do Vice-Presidente do Instituto, Fábio Tofic Simantob.

Confira a galeria de fotos do curso: