Notícias

Chamada para voluntariado: Projeto “Educação para Cidadania no Cárcere”

Nova edição do curso acontecerá no CDP II de Pinheiros e será direcionada às mulheres transexuais e travestis. Os associados interessados em atuar voluntariamente devem se inscrever até o dia 06/02

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) promoverá nos meses de março e abril mais uma edição do projeto “Educação para Cidadania no Cárcere”, curso que busca transmitir às pessoas privadas de liberdade noções sobre seus direitos e garantias fundamentais. O próximo módulo será realizado do Centro de Detenção Provisória Pinheiros II e estará focado em atender as mulheres transexuais e travestis da unidade, contando, para isso, com o trabalho voluntário dos associados do Instituto.

Durante 18 encontros de formação, realizados duas vezes por semana, nos quais os associados são responsáveis por ministrar as aulas sob coordenação da pedagoga Carolina de Freitas, serão abordados temas como direitos fundamentais e princípios do Direito Penal, direitos e deveres do preso provisório, audiência de custódia, ética e moral, entre outros.

“Assim como fizemos na última edição do curso, realizada em unidade feminina, neste módulo seguiremos debatendo cidadania e direito a partir da questão de gênero dentro do cárcere”, ressalta Bruno Salles Pereira Ribeiro, associado coordenador do projeto. De acordo com Daniella Meggiolaro, diretora responsável pela iniciativa, em 2015, quando o IDDD promoveu o curso também no CDP Pinheiros II, notou-se a necessidade da realização de uma edição voltada para essas mulheres. “Há algum tempo identificamos a importância de adaptar um módulo do projeto para atender esse público. Então, reestruturamos a grade do curso e apresentamos à SAP [Secretária de Administração Penitenciária], que se interessou muito por nossa proposta e detectou que o CDP II de Pinheiros estaria apto a nos receber”, conta.

Para os interessados em participar do projeto, o IDDD realizará no dia 08 de fevereiro, a partir das 18h30, um Workshop de formação, capacitação e aperfeiçoamento pedagógicoquando será debatida, junto a especialistas, a metodologia pedagógica do curso, bem como os aspectos que marcam o cárcere para a população LGBTI. O encontro promoverá Diálogos sobre racismo, gênero e sexualidade: uma reflexão sobre encarceramento e estrutura de poder, e contará com a participação de:

  • Paulo Nascimento, integrante do Coletivo Revolta da Lâmpada 
  • Neon Cunha, ativista transfeminista independente. Recentemente colaborou com a Associação Mulheres pela Paz, Faculdade de Medicina do ABC e Núcleo de Médicos da Família de São Bernardo do Campo

No encontro ainda será definido o cronograma de execução do curso, sendo que cada associado será responsável por ministrar uma aula. Os interessados em participar devem se inscrever no workshop até o dia 07 de fevereiro, pelo e-mail iddd@iddd.org.br.

Esta edição do Educação para Cidadania no Cárcere conta com o inestimável apoio financeiro do escritório Advocacia Mariz de Oliveira.

Serviço:
Workshop de formação, capacitação e aperfeiçoamento pedagógico: “Educação para Cidadania no Cárcere”
Data: 08 de fevereiro (quarta-feira), às 18h30
Local: IDDD – Avenida Liberdade, nº 65, Conj. 1101
Informações: (11) 3107-1399
Inscrições até o dia 06/02 pelo e-mail iddd@iddd.org.br

Financiadores

ver todos +