IDDD cobra explicações da Secretaria de Administração Penitenciária sobre suposto desrespeito ao direito de defesa na Penitenciária de Itaí

11 de julho de 2014

Segundo denúncia recebida pelo Instituto, acesso de defensores constituídos a detentos da Penitenciária de Itaí (SP) dependia de agendamento prévio

 

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) recebeu por e-mail, em 19 de fevereiro, um pedido de intervenção em favor do direito de defesa. O texto afirma que após uma rebelião ocorrida na Penitenciária Cabo PM Marcelo Pires da Silva, localizada em Itaí (SP), o contato entre réu e defensor na unidade só poderia ser feito mediante agendamento prévio.

 

Preocupado com a mitigação do pleno exercício do direito de defesa que a prática ensejaria, o Instituto encaminhou o ofício nº 008/2014 ao Secretário de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, solicitando o acesso à íntegra da portaria que prevê as regras de atendimento na unidade. O documento também recomendava que, em casos urgentes, não houvesse “qualquer tipo de restrição para o imediato atendimento jurídico, independentemente de prévio agendamento, sob pena de odioso cerceamento de defesa”.

 

No ofício SAP/GS nº 919/2014, datado de 13 de junho, a Secretaria de Administração Penitenciária confirma a exigência temporária de agendamento prévio para entrevistas pessoais entre advogados e seus constituídos, devido à necessidade de interdição de algumas áreas após a depredação da penitenciária, ocorrida durante a noticiada rebelião. Apesar disso, de acordo com o ofício, “as interdições citadas foram gradativamente restabelecidas, de forma que ficou garantida aos profissionais de direito o exercício de suas funções, vez que foram respeitados os atendimentos jurídicos de urgência”.

 

Esclarecidos os fatos, o Instituto continuará fiscalizando o respeito irrestrito às garantias fundamentais por parte dos agentes de Estado. “Sempre que o direito de defesa for ameaçado, o IDDD estará pronto para garantir sua observância”, afirma Augusto de Arruda Botelho, Presidente da entidade.

relacionados

Não existe nenhum post relacionado.

newsletter

Acompanhe nossas ações em defesa dos direitos humanos e do fortalecimento da justiça. Assine nossa newsletter e receba análises, notícias e atualizações sobre nossa atuação.