Selecionamos educador/a para atuar no projeto Educação para Cidadania no Cárcere (Ecid). Para participar, o candidato/a precisa ter experiência em educação popular e enviar currículo e carta de apresentação para o endereço rh@iddd.org.br, com o título Vaga – Educador(a), até o dia 17 de fevereiro de 2020.
O IDDD adota política de ações afirmativas. Indique em sua candidatura se você se considera potencial beneficiário/a.
Baixe o edital aqui.
Sobre o IDDD
O Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD é uma organização da sociedade civil de interesse público que trabalha há quase 20 anos pelo fortalecimento do Direito de Defesa. Atualmente, o trabalho do Instituto está dividido em três eixos estratégicos: i) atuação jurídica, na qual se inserem projetos de assistência jurídica gratuita e a litigância estratégica do IDDD; ii) atuação política, especialmente o trabalho de advocacy junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para a construção de um sistema de Justiça Criminal à luz do direito de defesa; e, iii) sensibilização da sociedade civil, eixo no qual identificamos projetos com a imprensa, ações culturais e educativas, dentro e fora do cárcere, voltadas à conscientização da sociedade para a importância do respeito aos direitos fundamentais, especialmente o direito de defesa e a presunção de inocência.
O IDDD está à procura de educador(a) com experiência em educação popular e metodologia freiriana para o projeto Educação para Cidadania no Cárcere. O projeto consiste no desenvolvimento de ações educativas sobre os direitos e garantias individuais para pessoas em situação de privação de liberdade, e tem como objetivo empoderá-las para o pleno exercício do direito de defesa e da cidadania.
As atividades pedagógicas são conduzidas pelos(as) associados(as) do Instituto, que trabalham de forma voluntária, e contam com o apoio do(a) educador(a) com formação em educação popular para auxiliar na construção da metodologia das atividades e na facilitação dos encontros.
O(a) educador(a) deverá desempenhar as seguintes atividades:
- Orientação pedagógica e planejamento específico de cada formação para desenvolvimento das atividades do Projeto Educação para Cidadania no Cárcere;
- Preparo de material de apoio para o desenvolvimento das atividades;
- Participação em reuniões com a equipe do projeto;
- Auxílio à equipe do IDDD na estruturação do cronograma de atividades;
- Contato direto com os(as) voluntários(as) antes de cada atividade a ser desenvolvida na unidade prisional;
- Preparação de material de apoio para as formações e dinâmicas;
- Registros das atividades, sistematizando as informações disponíveis;
- Coleta e sistematização de impressões dos(as) participantes e voluntários(as);
- Apresentação de dois relatórios parciais de avaliação;
- Apresentação de relatório final de avaliação.
Especificações da Contratação:
Dedicação: 120 horas
– 16 horas no primeiro mês: divididas em 4 horas por semana para preparação da edição;
– 32 horas/mês nos três meses de execução do cronograma, totalizando 96 horas: divididas em 8 horas por semana, sendo 4 horas para cada encontro e 4 horas de preparação dos encontros;
– 8 horas no último mês: divididas em 2 horas por semana para o fechamento da edição.
*O cronograma do projeto prevê a realização de 18 a 20 encontros em unidade prisional.
Valor do contrato: R$ 5.000,00
Natureza do Serviço: Consultoria – Pessoa Jurídica
Disponibilidade: de fevereiro/março de 2020 a junho/julho de 2020
Vigência: 5 meses
Qualificação/requisito: experiência com educação popular e conhecimento da pedagogia de Paulo Freire
O IDDD adota políticas de ação afirmativa. Informe no e-mail, caso seja potencial beneficiário.
Interessados devem enviar currículo e carta de apresentação para o endereço rh@iddd.org.br, com o título Vaga – Educador(a), até o dia 17 de fevereiro de 2020.