O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) está com processo seletivo aberto para uma (1) vaga de estágio na área de programas institucionais. O formato de trabalho é híbrido (presencial e home office), sendo a sede do IDDD em São Paulo, capital.
O trabalho do/a estagiário/a envolve o suporte para as atividades relacionadas aos projetos desenvolvidos pelo instituto. São eles: assistência jurídica gratuita em casos do Tribunal do Júri, empoderamento legal, audiências de custódia, Prova sob Suspeita, pedidos de acesso à informação, dentre outros. Organização e habilidade de comunicação são muito importantes!
O IDDD adota políticas afirmativas e valoriza a diversidade e a pluralidade em sua equipe. Assim, estimulamos a participação neste processo seletivo de perfis, origens, formações e experiências múltiplas, especialmente as candidaturas de pessoas negras e de pessoas sobreviventes do cárcere.
Como será o seu dia a dia?
- Participação em reuniões;
- Elaboração de atas de reuniões;
- Suporte na organização, realização e execução de atividades dos projetos do instituto;
- Realização de pesquisas sobre o sistema de justiça criminal (com consulta a dados oficiais e públicos em níveis estadual e nacional; relatórios publicados por órgãos oficiais; relatórios publicados por organizações da sociedade civil, etc.);
- Realização de pesquisas jurisprudenciais;
- Realização de pesquisas doutrinárias;
- Elaboração e encaminhamento de ofícios;
- Acompanhamento de respostas de ofícios enviados e organização/sistematização das informações recebidas;
- Contato com advogados/as associados/as ao IDDD que atuem nos projetos;
- Redação de respostas às cartas recebidas de pessoas em privação de liberdade e sobreviventes do cárcere;
- Redação de respostas às mensagens recebidas por e-mail/redes sociais que tratem de dúvidas acerca de situação processual;
- Elaboração de contratos com fornecedores/as que prestam serviço para os projetos desenvolvidos pelo IDDD (revisão, tradução, consultorias, etc.).
Qualificação desejada
- Cursando 4º ou 5º semestre de graduação em Direito;
- Noções básicas de Pacote Office e plataformas de reunião virtual (Zoom, Google Meet e Microsoft Teams, especialmente);
- Organização e vontade de aprender;
- Interesse em justiça criminal e direitos humanos.
#Para Concorrer!
As pessoas interessadas devem enviar os seguintes documentos e informações até o dia 26/06/2024 para o e-mail rh@iddd.org.br com o assunto “Estágio em programas”.
- Curriculum vitae (CV);
- Carta de apresentação de 1 página, compartilhando por que gostaria de ser selecionado/a para esta vaga de estágio no IDDD;
- Indicação, na carta de apresentação, se o/a candidato/a se considera beneficiário/a das políticas afirmativas.
Será firmado contrato de estágio por 12 meses, com possibilidade de renovação. A previsão de início é a partir de 24 de julho de 2024.
Confira o edital completo da vaga aqui e candidate-se!