Notícias

Olhar Crítico abre inscrições de curso para estudantes de jornalismo

O projeto Olhar Crítico, além de realizar encontros em redações de importantes veículos de imprensa, conta também com um curso para estudantes de jornalismo, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abjrai) e com a Oboré Projetos Especiais. O curso será um módulo do Projeto Repórter do Futuro, nomeado “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”. As aulas serão realizadas em abril, maio e junho.

O objetivo do curso é apresentar a estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema de justiça criminal brasileiro e destacar a importância do direito de defesa no processo penal. Este módulo terá a coordenação pedagógica de João Paulo Charleaux, hoje na revista Vice, com passagens por Comitê Internacional da Cruz Vermelha, pelo Estadão e pela Conectas Direitos Humanos. Já estão confirmadas as participações de renomadas figuras do mundo jurídico brasileiro, como Roberto Tardelli, Juliana Belloque, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Alberto Toron e Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay). Os encontros serão temáticos e cobrirão diferentes aspectos e etapas do processo judicial. Após a aula inaugural, haverá encontros sobre a defensoria pública e o sistema penitenciário; a presunção de inocência e a liberdade de expressão; o direito de defesa e o princípio do contraditório no jornalismo e no processo penal; e a influência da mídia na Justiça e o erro judiciário e a mídia.

Encontro de Seleção

Haverá um processo seletivo para escolha dos alunos do curso realizado em duas etapas: uma on-line, em que os interessados devem preencher um formulário, e uma presencial, o chamado encontro de seleção. As inscrições on-line estarão abertas de 3 de março (próxima terça-feira) até as 23h59min do dia 22 de abril. O encontro de seleção será realizado no sábado, 25 de abril, das 9h às 12h, na Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco, 95 – Centro, São Paulo). Serão selecionados 20 estudantes.

O tema da palestra inaugural será “A estrutura da justiça criminal brasileira e seus integrantes: Magistratura, Ministério Público e Advocacia”.

Projeto Repórter do Futuro – Módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”.

Inscrições on-line: de 3 de março a 22 de abril de 2015 pelo link http://goo.gl/QJYvyh
Encontro de seleção: 25 de abril de 2015, sábado, das 9h às 10h, na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco, 95 – Centro, São Paulo)
Resultado dos selecionados: 4 de maio
Encontros para os selecionados: 16, 23 e 30 de maio e 13 de junho, das 9h às 13h, na sede do IDDD (Av. Liberdade, 65, cj. 1101)
Encontro de encerramento e entrega de certificados: a definir

Financiadores

ver todos +