Notícias

Educação para Direitos chega ao CEU Parque Anhanguera

Nova parceria pode transformar região em polo multiplicador de direitos

Mais de 50 adolescentes da região participam do projeto

Após três anos bastante frutíferos, com mais de 300 alunos formados, o projeto Educação para Direitos se despediu em agosto passado da Escola Estadual Deputado Hugo Lacorte Vitale. Além de conscientizar adolescentes sobre a importância dos direitos individuais, o Instituto pretende agora também atuar na capacitação de agentes multiplicadores de outras comunidades carentes a respeito do tema.

Na nova fase do projeto, em outubro deste ano, o IDDD iniciou uma parceria com o CEU Parque Anhanguera, escolhido pela alta vulnerabilidade social a qual está exposta a população de seu entorno e também por seu papel articulador de recursos da comunidade, o que possibilita a interlocução com várias unidades de ensino municipais, construindo uma rede de proteção às garantias fundamentais. E para marcar o começo da parceria, foi realizado, nos meses de novembro e dezembro, um projeto piloto na instituição. Durante o período, houve três encontros com mais de 50 alunos do 8º e do 9º ano, que discutiram os temas cidadania, ditadura e estado democrático de direito, além de duas atividades com moradores da comunidade.

As aulas, com retorno no início de 2014, ainda podem transformar toda a região em um grande polo multiplicador de conscientização de cidadania. Isso porque, mesmo em pouco tempo, o projeto Educação para Direitos ganhou o reconhecimento de alunos, moradores da região e educadores, o que levou a um convite do CEU Perus para replicar a mesma experiência em seu espaço. De acordo com Arianna Praes, coordenadora pedagógica do Instituto, “estão previstos, em 2014, o atendimento a estes dois CEUs e a ação formativa dos atores das políticas públicas da rede de proteção social. Estamos também negociando a realização de um seminário no final do ano com a temática do ensino de direitos, além, claro, do atendimento aos jovens e dos encontros mensais com a comunidade”.

Daniella Meggiolaro, diretora responsável pelo projeto, vê a nova parceria como um passo importante para a atuação do IDDD. “Temos a possibilidade de conquistar grande espaço na rede pública de ensino e transformar a vida de muitas pessoas. Esperamos que nosso trabalho, do IDDD e dos associados voluntários, dissemine a cultura de direitos e sensibilize cada vez mais a sociedade brasileira para a importância do respeito às garantias individuais, especialmente o direto à defesa e o amplo acesso à justiça”.

Em janeiro, o IDDD enviará um comunicado a todos os associados com informações sobre a nova estrutura do projeto e o passo a passo para se inscrever como voluntário.

Sobre o projeto:
O projeto Educação para Direitos, criado pelo IDDD em 2009, tem o objetivo de disseminar informações sobre direitos fundamentais em comunidades com alta vulnerabilidade social a fim de estimular a articulação comunitária em busca de resultados coletivos justos. Para tanto, advogados associados ao Instituto ministram, de maneira voluntária, aulas expositivas para adolescentes alunos da rede pública de ensino e participam de encontros com a comunidade.