Notícias

IDDD lança curso de empoderamento legal

Inscrições até 21/03

Estão abertas aos(as) associados (as) do IDDD as inscrições para a formação sobre “Educação Popular e Empoderamento Legal”. O curso será dividido em dois módulos: 1) “Educação Popular e Empoderamento Legal”; e 2) “Educação Popular nos territórios”. 

A série de encontros surge da necessidade histórica de construirmos ações junto com aqueles(as) que são atingidos(as) sistematicamente por violações de direitos no campo da justiça criminal. Partindo de pontes com os territórios, envolvendo escuta e atenção às necessidades locais, a ideia é fortalecer as comunidades no combate a fenômenos como encarceramento feminino e a criminalização de defensores(as) de direitos humanos e lideranças 

Ainda em 2021, vamos desenvolver dois projetos de empoderamento legal com diferentes públicos: um direcionado a defensores(as) de direitos humanos e advogados(as) populares e outro a mulheres líderes comunitárias. Para tanto, a participação dos(as) associados(as) é essencial.

O módulo 1 terá quatro encontros, que começam no dia 25/03 e vão até 15/04, com sessões regulares às quintas-feiras, das 18h às 20h. A abertura das inscrições para o módulo 2 deve se dar logo após a conclusão da primeira etapa.

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre a formação, teremos uma reunião de apresentação, no dia 18/03, para falar do conteúdo programático, além de mais detalhes a respeito do projeto

Saiba mais sobre o curso e se inscreva (até 21/03). As vagas são limitadas!

A conclusão da formação é prerrequisito para que os(as) associados(as) atuem nas iniciativas. Os encontros serão também preparatórios para participação no ECid (Educação para Cidadania no Cárcere). 

Para condução dos trabalhos, o IDDD vai contar com duas consultoras especialistas em metodologia Freireana de educação popular, participatória, com experiência em trabalhos com comunidades.

 

Brenda Barbosa da Silva 

Graduada em Serviço Social pela UNIFESP, mestre em Mudança Social e Participação Política pela USP, pós-graduanda em Serviço Social e Políticas Sociais (UNIFESP) e em Supervisão e Orientação Educacional (UNICSUL). Atua como docente na graduação em Serviço Social e tem mais de 10 anos de experiência em educação, enfrentamento de desigualdades sociais e defesa de direitos humanos.

 

Mariliz Mazzoni M. Bento 

Educadora, formada em Serviço Social,  especialista em Gerenciamento de Projetos e Diagnósticos Socioterritoriais. Atua há sete anos na área do Desenvolvimento Social e Educação, em diversos espaços e situações (Educação Profissional para Adultos, Oficinas para Juventude, Mobilização de Coletivo de Mulheres, etc). 

Financiadores

ver todos +