Artigos e Notícias
23/1/2012 - Educação para Direitos
Associado, inscreva-se até 27/1 como voluntário para dar aulas de cidadania

Por IDDD em 23 de Janeiro de 2012

Alunos em atividade no Projeto Educação para DireitosTerá início em fevereiro mais uma temporada do projeto “Educação para Direitos”, uma iniciativa do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) em parceria com a Escola Estadual Dep. Hugo Lacorte Vitale, na Zona Sul de São Paulo. Até o dia 27 de janeiro (sexta), o IDDD recebe inscrições de seus associados para atuar como professores voluntários neste Projeto durante o ano de 2012.

Os associados voluntários assumirão o compromisso de participar de duas atividades semanais: estar em uma reunião por semana com o grupo do Projeto e comparecer uma vez por semana na Escola, durante o ano letivo, para oferecer aulas de 50 minutos para adolescentes sobre temas ligados à Cidadania e aos Direitos Humanos, como os Direitos Fundamentais, Direito de Defesa e Estado de Direito – temas centrais tratados pelo IDDD.

“Gostei muito do contato, das trocas (ainda poucas, creio que devido a ser a primeira vez); vários vieram nos cumprimentar, estendendo a mão e pedindo para a gente não parar de fazer isso”, relata o associado Luiz Antonio Ferreira Nazareth Jr., sobre sua primeira participação no Projeto no ano de 2011, no dia 29 de julho.

“Terminamos [a aula] dizendo que todos nós sentimos na pele a desigualdade social e a omissão estatal, e que todos temos o dever de nos posicionar sobre isso (...) Dissemos que conversassem com todos, que pensassem em como mudar essa situação. O nosso curso é para isso: para eles olharem para a realidade, enxergarem o que há de injusto e lutarem para que isso mude”, afirma Andre Kehdi,  Diretor do Instituto que coordena o Projeto.

O grupo de voluntários para 2012 ainda não está formado e a expectativa é de que ele se renove. “É fundamental o envolvimento nessa atividade, pois é um canal para novos Associados se aproximarem da Organização e contribuírem para divulgar os fundamentos do Direito de Defesa num ambiente escolar. É pela educação que se forma a cidadania”, completa Andre Kehdi.


Organização e acompanhamento

A Escola fica no bairro do Campo Limpo e as aulas, ministradas geralmente em duplas de associados, acontecem em horário optativo para as turmas do período da tarde, das 11h20 às 12h10. Os dias estão em fase de definição pela Coordenação Pedagógica da Escola parceira.

Para este ano, está prevista também a ampliação de públicos atendidos pelo Projeto, com a realização de formações esporádicas também para professores e para a comunidade local.

O planejamento das atividades tem acompanhamento da consultora em Pedagogia do IDDD, Luiza Freire, que oferece suporte para o desenvolvimento de um plano de aulas em reuniões semanais do grupo de voluntários, que ocorrem normalmente no fim do dia, na sede do IDDD.

Os interessados podem se inscrever no projeto ou obter mais informações
 entrando em contato com a equipe do IDDD pelo email iddd@iddd.org.br até 27 de janeiro (sexta).


Clique aqui
 para saber mais sobre o Projeto “Educação para Direitos”
Financiadores e Mantenedores

Instituto de Defesa do Direito de Defesa - IDDD - Avenida Liberdade, 65 - Conj. 1101
CEP: 01503-000 - São Paulo - SP - Telefone (11) 3107 1399 - iddd@iddd.org.br

- Site melhor visualizado em resolução de 1280 x 800 pixels-